04 setembro 2010

CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE

É uma ação articulada de diversas organizações que se dispõem a promover um debate com toda a sociedade sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.

Participe

- Fazendo a discussão no grupo de jovens, na escola, na universidade, no trabalho, na família… (textos, indicações de filmes e livros disponíveis no site: www.juventudeemmarcha.org).
- Participando dos seminários e encontros da campanha.
- Ajudando na organização das Atividades Permanentes de 2010 (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante, Dia Nacional da Juventude), cujos temas estarão em sintonia com a Campanha.
Os promotores da Campanha

As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural).
Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias outras organizações estão se juntando como parceiras da Campanha. No Seminário Nacional de preparação da Campanha, realizado em maio de 2009, várias organizações estiveram presentes:
- Setor Juventude – CNBB
- Comissão Brasileira de Justiça e Paz
- Conferência dos/as Religiosos/as do Brasil
- Conselho Nacional de Leigos e Leigas
- Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
- Campanha Reaja ou será mort@!
- Associação de Familiares e Amigos/as de Presos/as – Bahia
- Jornal Mundo Jovem
- Via Campesina

Eixos de Ação

Eixo I: “Formação política e trabalho de base”
Ações de conscientização e sensibilização quanto aos debates de segurança pública, sistema carcerário, direitos humanos, outros tipos de violência…
Eixo II: “Ações de massa e divulgação”
Organização de uma Marcha Nacional (2011), com o objetivo de denunciar a violência e mobilizar a sociedade no que se refere ao extermínio de jovens.
Eixo III: “Monitoramento da mídia e denúncia quanto à violação dos direitos humanos”

*Acesse: www.juventudeemmarcha.org
Os estudantes de ensino médio que representarão seus estados na seleção nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul já foram escolhidos. A seleção será realizada entre os dias 14 e 16 de setembro, em Brasília. O parlamento está previsto para outubro, em Montevidéu, Uruguai.

O objetivo do parlamento é discutir com os alunos dos países membros do Mercosul a realidade em que se inserem e buscar meios para interferir positivamente na sua escola e comunidade.
Para participar da etapa nacional, foram escolhidos cem candidatos, sendo três por unidade da Federação e 19 que representam a diversidade (indígenas, quilombolas, jovens de comunidades populares, da Amazônia e do semiárido), estes selecionados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

As secretarias estaduais de educação observaram uma série de critérios para selecionar os alunos. Um deles foi o equilíbrio da representação de meninos e meninas. Também foram avaliados o bom desempenho escolar, espírito de liderança e algum tipo de experiência de participação social.

Na seleção brasileira do Parlamento Juvenil do Mercosul, os estudantes vão assistir a palestras sobre o Mercosul e sobre os desejos dos jovens do ensino médio, além de participar de oficinas sobre música, comunicação, teatro, vídeo, fotografia, expressão corporal, rádio e animação. Durante o evento, apenas um estudante de cada estado será escolhido para representar o Brasil no evento internacional.

Mais informações, acesse: 

Adaptado do Portal do MEC

ECODESAFIO – GENERAL ELETRIC

Pesquisadores, estudantes e empreendedores poderão encaminhar até 30 de setembro ideias para o programa Eco Challenge: Powering the Grid, da General Electric, deve disponibilizar investimentos de US$ 200 milhões em nível mundial.

O objetivo é incentivar projetos na área de geração, distribuição e uso de energias renováveis. A iniciativa visa buscar soluções para geração de energia limpa e a diversificação das matrizes energéticas existentes.
As categorias: Energias Renováveis, Rede Elétrica e Casas e Prédios Ecológicos. O programa é aberto para maiores de 18 anos.

6º PRÊMIO CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNEROS

O Prazo para o envio dos materiais do 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, organizado pelo CNPq, é 15 de setembro de 2010.

As categorias são:

- Artigo Científico para Mestre e Estudante de Doutorado;
- Artigo Científico para Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado;
- Artigo Científico para Estudante de Graduação;
- Concurso de redação para Estudante do Ensino Médio;
- Escola promotora de Igualdade de Gênero.
Para ter mais informações, entre elas as premiações, entre no site oficial: http://www.cnpq.br/premios/2010/ig/

III CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL

O III Concurso de Redação do Senado Federal vem com o tema: Brasília, Capital dos Brasileiros. O público alvo são os estudantes dos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e distritais.

Tendo nas últimas duas edições do concurso alcançado um número de escolas participantes superior a 40 mil, seu objetivo é incentivar nos alunos a reflexão crítica e o exercício da cidadania.

As escolas dos três primeiros lugares serão premiadas com computadores, livros e DVDs para o acervo da sua instituição e seus alunos vencedores receberão um troféu. Além disso, os 27 finalistas, um de cada estado da Federação, receberão um microcomputador portátil e o certificado de participação honrosa.

Para mais detalhes, confira o regulamento e explore o conteúdo no sítio oficial: http://www.senado.gov.br/noticias/RelacoesPublicas/concursoRedacao/
O prazo para envio das redações termina dia 30 de setembro.

03 setembro 2010

PRÊMIO ODAIR FIRMINO DE SOLIDARIEDADE

Estão abertas a inscrições para a 1ª edição do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade. Mais Informações: http://premioodairfirmino.wordpress.com/

30 agosto 2010

CUIDAR DA ÁGUA

A água é a substância de maior importância para toda a vida em nossa Terra. Repleta de características únicas e espetaculares é o principal componente para a aglomeração de determinadas moléculas numa infinidade de formas intrincadas (uma delas somos nós), ela permite que este ínfimo e desprezível planeta localizado na periferia da Via Láctea floresça de maneira sem comparativos. Realmente, a água é um mistério.