QUEM SOMOS

O QUE É UMA REDE E POR QUE FORMAR UMA?


Uma rede é um conjunto de indivíduos, grupos e/ou or-ganizações que se unem em prol de um objetivo comum; seja, por exemplo, de agricultores/as familiares ou artesãs/os que se juntam para terem maior facilidade na comercialização de sua produção, ou, ainda, de pessoas que sentem a necessidade de serem transformadoras da realidade de suas regiões e que estabelecem uma relação com outros indivíduos com a mesma disposição para, assim, terem uma maior eficácia-abrangência em suas ações.

Daí já se pode perceber a importância da organização para o alcance de metas em comum. Uma rede visa proporcionar a troca de experiências entre seus membros e a sistematização de ações conjuntas. E ainda oferece a possibilidade da informalidade, que proporciona escapar dos labirintos burocráticos que acabam por atrapalhar o que, na prática, seria bem mais fácil sem um “mundaréu” de complicações jurídicas. Sem, claro, deixar de lado a importância de documentos e oficializações necessárias.

A REDE DE JUVENTUDE PARA CIDADANIA


É uma rede de jovens organizados, atuantes em suas localidades nos movimentos sociais, engajados na causa da formação continuada para o pleno exercício da cidadania, dispostos a contribuir para o desenvolvimento regional sustentável.

Hoje contamos com representações em sete municípios do Ceará: Alcântaras, Mucambo, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Coreaú e Moraújo.

COMO PARTICIPAR?

Para ajudar no processo de formação da Rede de Juventude e nas ações por ela empreendidas não obriga-toriamente é necessário ser jovem na idade (entre 15 e 29 anos), basta ter a disposição e a compreensão da importância da mesma para a nossa sociedade.

É interessante que se esteja envolvido em algum movimento social (ONG, pastoral social, sindicato, grêmio estudantil etc.), mas não é um requisito oficial.

Não residir na região da atual abrangência não representa impedimento para o ingresso na rede, expandir a idéia para mais municípios e regiões é importante.